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Como a Inteligência Artificial pode ajudar as operadoras de saúde?

por 31 de março de 2020 abril 15th, 2020 Inteligência Artificial, Operadoras de saúde, Sem categoria

A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como interagimos, consumimos informações e obtemos bens e serviços em todos os setores. Essa tecnologia vem revolucionando a forma de relacionamento com os clientes, bem como otimizam e aperfeiçoam processos.

Segundo relatório “Artificial Intelligence and Life in 2030” prevê como as tecnologias inteligentes afetarão aspectos como saúde, segurança, entretenimento, educação e transporte. O setor de saúde vem cada vez mais acompanhando essas mudanças para promover a entrega de saúde focada em qualidade.

Afinal, o que é Inteligência Artificial na saúde? É um sistema que simula a capacidade humana de pensar, tomar decisões e resolver problemas. Não só, a IA ajuda também em decisão clínica, reduz custos desnecessários e otimiza processos gerenciais.

Com o intuito de ajudar, preparamos este artigo falando sobre como a inteligência artificial atua na saúde e como nossas soluções estão contribuindo para que sistema de saúde funcione melhor.

Benefícios da Inteligência Artificial na Saúde

A integração da Inteligência Artificial no ecossistema de saúde permite uma infinidade de benefícios. Assim como, na automatização dos processos e análise de dados de pacientes para oferecer melhores cuidados de saúde com mais rapidez e eficácia.

De acordo com os dados do IDC, empresa de inteligência de mercado, informa que até 2021 cerca de 20% das organizações de saúde terão alcançado de 15 a 20% de ganhos de produtividade por meio da IA.

Em pesquisa realizada pela Accenture, 61% dos usuários usariam um assistente virtual inteligente para transações financeiras, agendar consultas ou explicar suas opções de cobertura de seu plano de saúde. E também 57% estariam interessados em um coach de saúde de IA para ajudá-los a gerenciar o bem-estar ou doenças crônicas.

O Futuro da Inteligência Artificial

O futuro da IA em serviços de saúde pode incluir tarefas que vão do simples ao complexo, desde atender o telefone até a revisão de prontuários, tendências e análises de saúde da população, design de medicamentos e dispositivos terapêuticos, diagnósticos clínicos e planos de tratamento, relatórios de gestão operacional e estratégico.

Essas aplicações envolvem o reconhecimento de padrões, robótica e processamento de linguagem natural, que inclui reconhecimento e tradução de fala. Para garantir um novo modelo sustentável de saúde, as inovações futuras devem atender a três critérios fundamentais:

  • Segurança

Não apenas do ponto de vista de TI, mas também clínica.
À medida que o paradigma da saúde continua a mudar para um formato mais aberto e acessível, os pacientes, os profissionais e o público devem ficar atentos aos potenciais riscos à segurança.
No futuro, tanto os processos técnicos quanto os padrões médicos por trás deles, devem ser da mais alta qualidade, a fim de, reduzir riscos, reduzir custos e levar os pacientes ao melhor resultado possível.

  • Eficácia

Embora ainda não tenhamos dados concretos suficientes sobre os resultados de saúde de muitas das principais inovações atuais — como genômica pessoal, wearables de saúde do consumidor e telemedicina —, sabemos que essas ferramentas são eficazes na redução do número de internações e no aumento da autogestão em pacientes com doenças crônicas.
Quando capacitamos as pessoas a entender suas próprias condições de saúde e fazer as escolhas certas, então somos eficazes, tanto médica quanto economicamente.

  • Personalização

Uma pesquisa dos EUA conduzida pela Harris Poll descobriu que 70%  das pessoas escolheriam um médico de atenção primária que oferece um aplicativo móvel para acompanhamento de saúde.
Se você pudesse fazer tudo hoje, você não começaria a construir o sistema de saúde do futuro com um escritório ou prédio do governo, você começaria com a única coisa que todo mundo tem — um telefone celular.

Como Dictas ajuda na gestão das operadoras de saúde

O Dictas traz um panorama detalhado de custos para a operadora, auxiliando na busca de resultados melhores de entrega de saúde. Os detalhes vão desde a visão de grupos específicos de serviços até a identificação, por algoritmos, dos pacientes crônicos de determinada população.

Na prática, nossa ferramenta centralização e transparência de dados, o aumento da eficácia das equipes, torna a  tomada de decisões mais criteriosa possibilitando intervenções em tempo hábil para melhora da saúde e gestão mais assertiva de custos.

  • Predição de Cardíacos

 Utilizamos técnicas de análise preditiva para identificar beneficiários com risco para obstrução arterial cardíaca ou risco para realização de intervenção médica por angioplastia coronariana com utilização de próteses endovasculares — stents.

Ao modo que, a identificação precoce deste tipo de risco permite ações proativas da operadora com vistas a mudança do desfecho e consequentemente melhora da qualidade de vida do paciente.

  • Gestão de Custos

Para as operadoras de planos de saúde é tão importante fazer a gestão dos custos assistenciais quanto conhecer o perfil epidemiológico de sua carteira. Neste sentido, aliado aos classificadores, o dictas permite o acompanhamento da relação entre receitas e despesas.

Desta forma, nossas soluções facilitam a mensuração do desempenho econômico-financeiro. Mapeando a cadeia de custos, permitindo identificar os grupos de serviços de maiores custos e volumes, prestadores com maior frequência de demanda, resultados de produtos e contratantes.

Através desse “raio X” da carteira, é possível também visualizar o custo por usuário, analisando de forma detalhada suas passagens pelos serviços de saúde auxiliando a operadora no acompanhamento de saúde e gerando insights para ações preventivas de saúde com base nos dados de utilização.

Com o Dictas, é possível analisar de forma profunda os dados da operadora de Saúde, com a agilidade necessária para uma gestão eficaz.

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