
Quais são os tipos de diabetes?
- No diabetes tipo 1, ou diabetes juvenil por acometer pacientes nessa idade, ocorre a destruição de uma região do pâncreas responsável pela produção de insulina.
- No diabetes tipo 2, ou diabetes adquirido, é aquele relacionado a sobrecarga pancreática pelo aumento da resistência das células à ação da insulina, que acontece normalmente após os 40 anos em indivíduos com história familiar da doença, com excesso de gordura na composição corporal e hábitos sedentários.
Quais são os principais exames para diagnóstico?
A melhor forma de prevenir é praticando atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação saudável e evitando consumo de álcool, tabaco e outras drogas.
A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de preveni-la é com práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas).
Como o dictas atua na identificação e monitoramento dos diabéticos?
Estima-se que 1 em cada 5 pessoas que possui diabetes, não sabem que possui esta doença crônica.
O dictas atua na identificação de diabetes, assim como de outras doenças crônicas, a partir da utilização dos beneficiários de planos de saúde em consultas com profissionais de saúde, exames, procedimentos, materiais, medicamentos, etc, conforme os seguintes passos:
- A partir da utilização dos pacientes diabéticos, foram identificadas combinações de eventos de utilização formando um padrão ou molde de pacientes que possuem esta doença crônica.
- Este padrão ou molde foi analisado por uma equipe médica que fez uma nova validação;
- Este padrão duplamente validado foi aplicado em uma base gigantesca de dados de Operadoras de Planos de Saúde para que os algoritmos identifiquem a existência destes padrões em milhares de pacientes para reconhecer quem possui o mesmo padrão ou os diabéticos.
- A partir do paciente diabético, é possível identificar a utilização deste, quem são os hiperutilizadores, onde foram atendidos, faixa etária entre outros indicadores.
Ou seja, a partir deste agrupamento destes pacientes, as Operadoras de Planos de Saúde ou Prestadoras de Serviços de Saúde podem desenvolver ações personalizadas e precisas com vistas a incrementar a entrega de saúde destes pacientes crônicos, a partir de Programas de Medicina Preventiva, bem como gerir o custo destes pacientes de forma racionalizada e assertiva.
Esta atuação irá gerar novos dados que serão processados pelos algoritmos do dictas que poderão aferir a entrega de saúde com custos racionalizados. Tecnologia em favor da vida.
Quer saber como o Dictas tem contribuído para evidenciar os ofensores de custo assistenciais que não geram saúde? Basta acessar nosso menu fale com um especialista.